“O NAVI tem muitas patentes, vários softwares registrados, muitos alunos envolvidos, está se desenvolvendo muito bem e cumpre sua missão com excelência”. Essas foram as palavras do professor doutor Renato Sabbatini após conhecer o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) durante sua estadia em Natal, no último dia 13. O professor estava na cidade a convite do NAVI para proferir uma palestra sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital, no IFRN.
“Quem participou da palestra terá acesso a informações referentes a tecnologias que são o futuro da saúde no Brasil, que inclusive já são um padrão em vigor no mundo e caminha para ser adotado no Brasil. Renato é um dos poucos que pode dizer que esta completamente inserido nos processos iniciais dos prontuários eletrônicos e certificações digitais. Um grande detentor do saber, disse o coordenador do NAVI, João Paulo Queiroz.
O auditório estava lotado de alunos, bolsistas, pesquisadores, professores e interessados no assunto. A palestra teve como objetivo abordar a temática do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), tecnologia utilizada em instituições de saúde no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. A partir dele é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento do paciente. Já a Certificação Digital é uma tecnologia que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade.
“O NAVI é um núcleo de pesquisadores de ponta que desenvolve pesquisas e inovação que estão na vanguarda, então trazer um pesquisador do gabarito de Sabbatini para cá é muito importante e só demonstra que tudo aquilo que nós estamos fazendo aqui está no caminho certo. Nós estamos trabalhando envolvendo alunos de cursos técnicos e superiores e ele ficou realmente impressionado. Para nós é uma verdadeira honra tê-lo aqui afirmando que nós estamos no caminho certo”, disse o professor Higor Morais, pesquisador do NAVI.
Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é um cientista biomédico e de computação, educador, editor, divulgador científico, escritor, empresário e administrador brasileiro. Todos os aspectos mais modernos da tecnologia e como ela está impactando na atenção domiciliar serão debatidos durante a palestra. Sabbatini é um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, membro da Associação Americana de Telemedicina e preside o EDUMED – Instituto para Educação em Medicina e Saúde. Em seus 50 anos de carreira, na maior parte deles tem liderado grupos de inovação dentro e fora das universidades.
Com o lema de promover e fomentar a ciência e a tecnologia, o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) realiza a inauguração oficial nesta sexta-feira (8). O momento também será […]
Acontece no próximo dia 10, no auditório da Faculdade de Farmácia (CCS), o II Seminário de Inovação Tecnológica em Saúde: Ética, Sigilo e Integridade da Pesquisa. O evento acontece no […]
O Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do IFRN (NAVI) promoveu, no último dia 25 de março o evento científico “O Ministério da Saúde e a sua importância para o desenvolvimento […]