Pesquisa investigativa sobre a viabilidade técnica e econômica do uso de microRNA como biomarcador para o diagnóstico precoce de câncer.
O Projeto miRNA tem como proposta a realização de pesquisa investigativa sobre a viabilidade técnica e econômica do uso de microRNA como biomarcador para o diagnóstico precoce de cânceres de mama, próstata e colo de útero na Atenção Primária em Saúde (APS). Esse projeto de pesquisa pretende apresentar indicadores concretos com base nos dados existentes sobre a redução das taxas de agravos decorrentes da detecção precoce dos casos desses tipos câncer.
O surgimento dos microRNAs ocorre antes mesmo da ocorrência de qualquer manifestação visível detectada pelos métodos tradicionais, como: célula anormal, formação de tumores e metástase. Dessa forma, o diagnóstico e comprovação a partir dessa nova abordagem metodológica se configura em uma detecção extremamente precoce da ocorrência ou surgimento de câncer para os padrões atuais, possibilitando maior eficácia no tratamento e aumentando as chances de cura da doença.